Garantir o retorno do investimento deve ser uma das principais metas de qualquer projeto empresarial. E, no caso da Internet, este desafio é alcançado através da geração de mais negócios com o site: ou mais vendas, ou mais serviços. Outros fatores são importantes nesta análise, como a fidelização dos clientes, a diferenciação da concorrência, a redução nos custos de comercialização e nos custos administrativos, a melhoria e a personalização do atendimento ao cliente, a eliminação de fronteiras geográficas, a integração com diversas atividades administrativas e a implantação de processos integrados.
Em paralelo, para que o site tenha sucesso, deve atender a uma série de pré-requisitos ligados ao design, à estrutura e navegação, ao conteúdo, à facilidade de uso, à segurança, ao desempenho e à tecnologia utilizada, buscando o melhor equilíbrio possível entre todas as variáveis e a disponibilidade de investimento da empresa na Internet.
 
A Quadra Virtual dispõe de metodologias próprias para a avaliação de sites já existentes, para o planejamento e execução de projetos, para a expansão de sites já existentes (com a inclusão de novas funcionalidades) e para obter o melhor posicionamento possível nos mecanismos de busca.
A avaliação de um site na Internet não é, com certeza, uma ciência exata. As preferências individuais, a própria experiência das pessoas em navegar na "web", as tendências observadas nos sites que se transformaram em "pontos de referência", e o senso comum ditado pelo amadurecimento do uso da Internet, influenciam na apreciação do site. Os critérios de avaliação devem considerar, também, os objetivos que deveriam ser atendidos pelo site e as expectativas da audiência que ele tem (ou que se propõe a ter).

Quando se trata de sites comerciais, deve-se atentar para diversos pontos que, se não resolvidos, podem comprometer o resultado final. Como exemplos, citamos os erros mais comuns:

- Divulgação deficiente
- Design pouco atraente
- Dificuldade de navegação
- Poucas opções de formas de pagamento
- Má descrição dos produtos ou fotos mal feitas
- Erros gramaticais nos textos
- Lentidão no site
- Atendimento precário
- Lentidão na entrega (a loja é virtual, mas o pós-venda deve ser bem cuidado, com estoque real e logística de entrega)
- Preços pouco competitivos - o que, por sinal, é uma regra básica de qualquer mercado...

Mais da metade dos usuários da Web no mundo usa, todos os dias, um mecanismo de busca. Como estão procurando por algo específico quando fazem suas pesquisas, surge uma ótima oportunidade para reforçar o marketing dirigido. Assim, para aproveitar as possibilidades oferecidas por estas ferramentas essenciais da Web (Google, Yahoo, Cadê, MSN, etc.), é de fundamental importância que o site esteja preparado para conseguir uma boa posição nos resultados da pesquisa.

Otimizar o site para os mecanismos de busca é também um modo valioso de ter o nome da empresa bem divulgado na Internet. Esse tipo de marketing é muito eficiente e, no caso dos projetos da Quadra Virtual, já é incorporado no site, como parte das atividades de desenvolvimento.

 
 
 

 
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